Sobreviventes do Holocausto

“Sobreviventes do Holocausto” é uma série especial, publicada do dia 12/08/12 até o dia 19/08/12.

Não imaginávamos que ainda existiam em Curitiba tantos sobreviventes do Holocausto. A ideia inicial da pauta era conversar com alguém que tivesse passado pelos horrores nazistas para tentar explicar por que ainda hoje existem pesquisas como a do Ibope (de 2001), que mostra que 89% dos brasileiros não sabem o que foi o Holocausto e, pior, 11% não acreditam que ele tenha acontecido. Ao começar a procurar alguns personagens, nos deparamos com uma fonte histórica rica em Curitiba e que não poderia ser desperdiçada. Contatamos 19 pessoas que viram o Holocausto com os próprios olhos: duas não aceitaram falar de maneira alguma sobre o assunto. Uma deu entrevista, mas falou em russo e íidiche (o iídiche ou ídiche é uma língua da família indo-europeia pertencente ao subgrupo germânico, tendo sido adotada por judeus, no segundo milênio, que a escrevem utilizando os caracteres hebraicos). Outros 16 renderam as reportagens da série. São pessoas que hoje têm entre 80 e 90 anos (só um mais novo tem 72 anos) e que guardam somente na memória o que muita gente nem imagina. A ideia foi tornar pública a história de cada um deles, para nunca ser esquecida.

O trabalho de apuração da matéria durou um mês e contou com a ajuda do Museu do Holocausto de Curitiba e do Consulado da Polônia na capital paranaense.

Para criação gráfica das páginas foram usados elementos que se tornaram ícones de campos de concentração e outras formas de aprisionamento. O arame farpado foi utilizado para fazer uma ligação direta com o material jornalístico. No entanto, optou-se em não trabalhar com fundos escuros, por ser um tema pesado, ou muitos elementos na página, para que o leitor não perdesse o foco do texto e das fotos. A escolha por blocos em preto apenas nas frases e títulos insinua o ambiente sombrio da Segunda Guerra Mundial.

Textos: Pollianna Milan

Fotos: Alexandre Mazzo

Design: Dino Ricardo Pezzole

Read more…
E-mail me when people leave their comments –

You need to be a member of NewsPageDesigner to add comments!

Join NewsPageDesigner